sábado, 13 de dezembro de 2008

Então é Natal


Pra que tanta luz?
Jesus não nasceu num musical, muito menos, em uma escola de samba.Flashes, poses, caras e bicos. Infernal.
A família inteira junta - o que não acontecia por volta de um ano - olhando de dentro do carro ou andando pela Paulista a segurar e apertar bolsas e bolsos. Quase um comercial da margarina Qualy.

As crianças correm aos berros dos pais que temem do trânsito de pessoas ao vento gelado, e aquela mistura inebriante de mãos unidas e pisca-pisca parece apagar o porre do marido na sexta retrasada, a internação do pai da esposa, o filho que odeia estudar, o tropeço em um cidadão bêbado num dia de distração.




Se os seres humanos se comovem tanto com luzes e sons natalinos, façamos isso toda a semana. Aos famintos, Jingle Bells; aos favelados, uma árvore jorrando neve artificial e a todos aqueles que se matam nas horas extras para comprar a boneca dos sonhos da filha mais nova, um Papai Noel do tamanho de uma criança de quatro anos que dança ao som de "macarena".
É lindo o Natal, o espírito e tudo o que o envolve, mas um dia da semana não trasforma um ano de trabalho duro e as visitas a uma rua inteira de bancos fantasiados de vermelho e branco com ursinhos e renas compondo o cenário, não tiram o pé da lama de ninguém.
Ao invés de mais uma vez repetir o que quase cem por cento dos paulistanos fazem, por que não visitar um asilo? Já pensou em doar agasalhos a uma casa que cuida de crianças deficientes? O que acha de distribuir comida na rua para os desabrigados? E doar roupas após as cenas de enchente que assolaram o Brasil na semana passada?


- É, entendo! A Tv parou de passar, né? Ufa , ainda bem que acabou tudo!
- Aquilo que está distante é tão dificil de imaginar, não é mesmo? Pois é, o melhor é ver as cores e as tantas inovações deste Natal, pois isso sim vale a pena.
Boas comemorações a todos ... e muita luz nesse Natal, com certeza!

Lucas G.












Nenhum comentário: